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Trabalho em equipe

Estratégia de Multiplicação de Vendas

Parece ironia, afinal, o modo pela qual uma empresa ganha dinheiro é através de seus clientes, mas a prática pela busca de conhecê-los é algo cada vez menos freqüente no mercado, principalmente no setor varejista.

Não apenas porque é através do cliente é que o dinheiro chega até o caixa da empresa, mas pelo fato de que através do relacionamento os resultados em vendas podem multiplicar significativamente.


Por isso, o cliente deve ser o foco. Sempre!

Quem são seus clientes? Em qual região eles moram? Qual sua faixa etária e classe social? Qual seu estado civil? O que fazem da vida? Entre outros, são primordiais para proporcionar à empresa a possibilidade de multiplicar as vendas através do relacionamento, afinal, conhecendo o perfil de seus clientes, é possível estabelecer uma conexão estreita de maneira a facilitar a criação de estratégias para conquistá-los.

Digamos que você possua uma loja de roupa masculina de alto padrão, e identifica que seu público alvo ideal seria:

• Entre 25 e 45 anos de idade;
• Casado ou solteiro;
• Empresário, executivo, gerente;
• Reside e trabalha na mesma cidade ou arredores;
• Que aprecie qualidade e sofisticação
• Se importe com uma boa imagem pessoa

Se você traçar o perfil de cliente, poderá alinhar com maior assertividade todas as ações estratégias da empresa, turbinando a capacidade de conversão de vendas.

Um exemplo prático: Se o perfil de seu cliente, por exemplo, são pessoas de bom posicionamento profissional, como gerentes, diretores ou empresários, com poder aquisitivo mais alto e que prezam por qualidade e sofisticação, vender preços baixos e panfletar em locais que não possuam este perfil de consumidor será apenas perda de tempo, de dinheiro e de esforços para a empresa, pelo simples fato de estar no lugar errado, falando com as pessoas erradas, que não são o seu público alvo.

Entregar a mensagem certa, para a pessoa que quer recebê-la, e da maneira que mais interessa a ela, são os elementos perfeitos para turbinar a conversão em vendas, no entanto, para que isso seja possível, o primeiro passo é saber quem são as pessoas certas para o seu negócio, qual o perfil de pessoas que possuem afinidade com seus produtos ou serviços, ou seja, o perfil de seus clientes.

Estruture formas de armazenar informações de quem são seus clientes atuais (onde trabalham, o que fazem da vida, quanto já compraram na loja, seu celular, seu e-mail, data de aniversário, etc), assim é possível traçar diferentes perfis de clientes, podendo especificar o que, quando, e como falar com cada um deles, ou seja, será possível, por exemplo, direcionar ações específicas para cada subcategoria de cliente, concentrando e dirigindo seus esforços de marketing para as pessoas com maior potencial de compra para cada determinada ação, promoção ou produto.

Qual seria o efeito conversor de venda se um cliente que gosta de exclusividade, que compra somente os produtos mais caros da loja, recebesse em seu e-mail uma ação promovendo uma “Queima de estoque”? Seria um esforço em vão, e ainda correria o risco de causar má impressão frente a este cliente.

Relacionamento como forma de aumentar as vendas e reduzir investimentos

Conquistar um novo cliente custa até cinco vezes mais caro que fazer um cliente ativo comprar mais, afinal, o cliente ativo já foi conquistado. É mais fácil e barato aumentar seu ticket médio de compra do que realizar todo o processo de prospecção de novos clientes, reduzindo o investimento em ações para expansão da carteira de clientes.

Este relacionamento pode ser realizado a partir de um bom conhecimento de quem são seus clientes, que pode ser realizado de forma manual ou através de programas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), que trabalha diversas informações sobre cada cliente, como por exemplo, ticket médio de compra, produtos que mais costuma comprar, periodicidade de compra, meios de pagamentos... bem como informações pessoais (datas de aniversário, contatos, trabalho, hobbies, etc).


Com estas informações você conhecerá todo o histórico de cada um de seus clientes, identificando suas principais necessidades e de que forma agem, sendo assim, possibilitará potencializar suas vendas oferecendo para eles os produtos certos, da maneira correta, no momento perfeito.

Vamos supor que João está comprando uma camisa nova para uma reunião importante com o diretor da empresa da qual é gerente comercial. Através de seu histórico, o dono da loja percebe que já se passaram seis meses que João não compra um terno novo, e que ele costuma parcelar suas compras no cartão de crédito.

Qual será a probabilidade de João sair para esta reunião importante, não apenas com sua camisa nova, mas também com um belo terno de linho da qual a ocasião sugere, parcelado em algumas vezes no cartão, como de costume?

Conclusão

Para que haja uma elevação em vendas:


aumentando a carteira de clientes ou o ticket médio de venda. Sendo que, buscar novos clientes requer todo o processo de conversão, e que, se for realizado de forma pouco segmentada e não orientada, além de consumir mais investimentos, terá pouca eficiência, enquanto o aumento do ticket médio será trabalhado com os clientes que já são ativos, desta forma, minimizando a necessidade de investimentos em conversão.

Para frisar o entendimento deste tema, tenha em mente alguns pontos cruciais:

• O dinheiro entra no caixa da empresa somente através do cliente;
• Traçar o perfil de seus clientes (quem são, o que fazem, onde moram, etc) é desvendar o “mapa da mina”, sabendo exatamente onde, quando e de que maneira achá-los;
• Buscar quem quer ser achado por você, quando e como desejam, é fundamental para multiplicar suas chances de conversão de vendas;
• Segmentar suas ações para cada perfil de cliente, potencializará seu índice de assertividade;
• Conquistar um cliente novo custa até 5 vezes mais caro que aumentar o ticket médio de um cliente já ativo;
• Conhecendo o histórico de compras de seus clientes o ajudará a potencializar as vendas, aumentando seu ticket médio de compras;

Coloque em prática este entendimento e multiplique suas vendas.

Serviço de Orientação Empresarial

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