COMO REINVENTAR SUA CARREIRA EM TEMPOS DE INCERTEZA E TER MAIS LIBERDADE NO TRABALHO

BEERORCOFFEE


Como aproveitar os momentos de crise e incerteza para reinventar sua carreira? Confira dicas de estratégias dadas por especialistas e entenda, ainda, como ter mais flexibilidade e liberdade no trabalho.

Ninguém gosta de se sentir inseguro ou fora do controle. Mas nem sempre conseguimos gerenciar todas as situações, principalmente quando os fatores externos são agentes ainda mais fortes (como no caso de uma pandemia). Mas então, como tirar proveito de tempos de incerteza para reinventar sua carreira e ter mais liberdade no trabalho?

De acordo com David Lancefield e Dorie Clark, em um artigo para a Harvard Business Review, “o controle total e a previsibilidade são sempre uma ilusão — e quando as circunstâncias acabam com essa ilusão, podem abrir nossas mentes para a ampla variedade de caminhos que poderíamos seguir”.

No texto os autores trazem cinco estratégias para reinventar a carreira em períodos incertos. No post de hoje passaremos por esses pontos e comentaremos sobre eles, apontando ainda como aproveitar para ter mais liberdade e flexibilidade no trabalho. Confira!

5 ESTRATÉGIAS PARA REINVENTAR SUA CARREIRA

Dorie e David são consultores e coaches de liderança. A partir da sua experiência e bagagem do mercado de trabalho, elaboraram cinco estratégias que, de acordo com eles “podem ajudar qualquer pessoa a aproveitar o poder da incerteza para reinventar sua estratégia de carreira”.

1. EXPLORE DIVERSOS CENÁRIOS, INCLUINDO O “IMPENSÁVEL”

Pense no “impensável” Muitas vezes são nos momentos incertos que mais nos sentimos a vontade para arriscar. E talvez aquela ideia ousada, que estava guardada na gaveta por medo ou insegurança, seja justamente o que você precise para mudar seu rumo profissional.

Mas para isso também é necessário considerar os piores cenários possíveis. Por exemplo, qual seria a pior possibilidade nesse momento? Ser demitido? Coloque isso no papel e já comece a pensar nas possíveis soluções e alternativas. Fazendo assim talvez o problema não pareça tão grande assim.

“Considerar explicitamente os resultados mais inimagináveis ​​pode, na verdade, torná-los menos intimidantes, permitindo que você pense em suas opções com mais clareza e planeje com mais eficácia”, dizem os autores.

2. IMAGINE O MELHOR FUTURO POSSÍVEL

Por outro lado, é essencial pensar nas melhores possibilidades também. Qual é o seu maior sonho profissional? Onde e como você se sentiria mais feliz, realizado e motivado? Pense nisso e não tenha medo de investir nessas ideias. “Desafie as suposições que você está fazendo sobre si mesmo — coisas como ‘nunca tentei esse tipo de trabalho antes, então não seria um bom candidato’ e ‘não sou feito para gerenciar’. Pense em maneiras diferentes de alavancar suas habilidades e satisfazer suas paixões, tanto no trabalho quanto em outros aspectos de sua vida”.

3. INVISTA EM HABILIDADES RELEVANTES PARA O SEU FUTURO

No início do isolamento social muitas pessoas resolveram fazer cursos online, principalmente quando as instituições ofereceram diversos conteúdos gratuitos. Você não precisa abraçar o mundo e se sentir na obrigação de fazer todos eles. Mas é interessante, sim, escolher algo especial e que possa agregar conhecimento para o futuro.

“Identifique as habilidades que você precisa cultivar para crescer em direção a seus objetivos pessoais e profissionais mais amplos e, a seguir, determine quais empregos podem ser adequados”, ressaltam os autores.

E não necessariamente essas habilidades ou conhecimentos precisam ter uma ligação direta com o seu trabalho e cargo atuais. Um profissional da área administrativa, por exemplo, pode se beneficiar muito de um curso de oratória. Por mais que hoje essa habilidade talvez não seja a mais importante, ela será essencial caso essa pessoa queira se desenvolver para cargos mais estratégicos.

4. COMECE AOS POUCOS

“Para superar a paralisia da incerteza, concentre-se no que você pode mudar a curto prazo (…) Se você não tiver certeza do que priorizar, comece com alguns movimentos ‘livres de arrependimento’ — ações que serão úteis independentemente das circunstâncias de mudança — como revisar seu currículo ou atualizar seu perfil de mídia social.”

5. SEJA FIRME COM O QUE PRECISA SER DEIXADO PARA TRÁS

“Planejar um futuro incerto não envolve apenas se munir de novas habilidades ou fazer novas conexões. É também fazer escolhas estratégicas sobre o que (e quem) abandonar. Claro, é difícil desistir de coisas nas quais você investiu muito tempo, esforço e energia. E é fácil sentir nostalgia do passado, especialmente quando se depara com a incerteza no presente. Mas seguir em frente significa ter uma visão clara do que não está mais servindo a você e dar a si mesmo o espaço para buscar algo novo.”

DICAS PARA TER MAIS LIBERDADE NO TRABALHO AO REINVENTAR SUA CARREIRA

Como já dissemos, em tempos incertos ou de crise também acontecem muitas mudanças que podem ter um resultado positivo no futuro. Em 2020 uma das maiores transformações foi relacionada à forma como as pessoas trabalham. Os profissionais e organizações começaram a entender as possibilidades de flexibilidade no trabalho, seja de horário, no modelo ou no local em que as atividades são realizadas.

Muitas empresas perceberam que é possível, sim, trabalhar longe do escritório tradicional e fazer a transição para o trabalho remoto. Este modelo, também chamado de anywhere office, em seu sentido mais amplo, engloba as mais diversas possibilidades. Isso significa que você pode escolher trabalhar:

  • Em casa quando precisar;

  • Em um espaço de coworking;

  • No escritório sede da sua empresa — quando a cultura da empresa permite uma

política de trabalho mais flexível;

  • Em um café ou biblioteca etc.

Trabalho remoto: escolha trabalhar de onde quiser


A sua escolha dependerá da sua rotina do dia, das suas reuniões e do que será mais conveniente e produtivo naquele momento.

A flexibilidade no trabalho proporciona diversos benefícios e, por isso, muitas pessoas estão priorizando profissões que proporcionem essas vantagens. Algumas delas são a satisfação no trabalho, aumento da produtividade e maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

CONCLUSÃO

Muitas mudanças não são fáceis de fazer. Às vezes nos sentimos inseguros ou temos dificuldade em desapegar daquilo que estamos acostumados. Mas tendo clareza sobre seus objetivos e aspirações tudo fica mais tranquilo e reinventar sua carreira passa a ser um processo prazeroso. Mariana Mendes é jornalista e criadora de conteúdo do BeerOrCoffee.

https://blog.beerorcoffee.com/2020/11/27/como-reinventar-sua-carreira-em-tempos-de-incerteza-e-ter-mais-liberdade-no-trabalho/


35 visualizações0 comentário

Coworking - Educação - Negócios

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Google+ - White Circle

Rua Dom Pedro, 109, Centro - Esteio/RS - 93.265-140 | Brasil                     -                   Telefone:  (51) 3783-7160